segunda-feira, 18 de abril de 2011

A História do coelhinho da Páscoa e dos ovos

A Páscoa está chegando, delicia de data, ainda mais pensando nos ovos de chocolate que estão por vir. Mas pensando a fundo, porque o coelho e os ovos são simbolos desta data? Pensando nisso, pesquisamos e trouxemos aqui o porque dos ovos de páscoa e o coelhinho como simbolo.


O coelho, apesar de ser um mamífero e naturalmente não botar ovos, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos de Páscoa. Isso devido à notória capacidade de reprodução desses animais que se tornaram símbolo da fertilidade. Já o ovo, representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com a ressurreição de Cristo e a Páscoa.

A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume antigo dos chineses. Esses povos decoravam ovos de galinha e davam de presente a pessoas queridas, em comemoração à Festa da Primavera, que no hemisfério Norte, coincide com os meses de março e abril, próprios da Páscoa.


Ao longo dos anos, o costume foi sendo passado às demais culturas do mundo todo e os ovos de galinha passaram a ser substituídos por ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolates em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate.


Atualmente, o chocolate é como o peru de Natal ou o quentão da Festa Junina, tem que estar presente em toda Páscoa, seja no formato de bombom, de barra, de coração, de coelhinho ou da maneira mais tradicional, que é a de Ovo de Páscoa.

Aproveite a data para presentear as pessoas querida! 
E uma boa páscoa!
By Cillié.