sexta-feira, 8 de abril de 2011

10 dicas para uma vida melhor!

No dia a dia corrido como atualmente ocorre, é preciso para e refletir o que temos feito do nosso dia,  se não esquecemos de nós mesmos, pois no fim quem sente as consequências será o nosso corpo e mente. E o que podemos fazer pra melhorar? Selecionamos 10 dicas pra lhe mostrar que não precisa de muito para ter uma vida mais saudável.

1. Coma melhor


Começe pelo seu prato, cuide para que haja sempre bastante equilibrio nas combinações de alimentos. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açucares devem ser evitados, para previnir doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Mas podemos incluir alguns castanhas em nossa rotina, como as nozes, castanha do pará, avelãs, amêndoas e pistache; que ajudam no combate aos males cardíacos quando consumidos cinco vezes por semana, isso porque são ricos em vitamina E e contêm gorduras insaturadas, que aumentam o número de receptores do colesterol ruim (LDL) nas células. Outro aliado é o peixe rico em ômega 3, sendo consumido duas vezes por semana pode evitar também problemas cardiacos.

2. Dormir feito um anjo


Dormir bem, com certeza é uma das melhor coisas do mundo. Repor as energias com uma boa noite de sono é mais do que importante é essencial! Um estudo da American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. E para os pesquisadores, o ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.

3. Mexa-se


Os benifícios da atividade física para a saúde do nosso organismo somam uma lista extensa. Diga não ao sedentarismo, e afaste doenças como obesidade, hipertensão, doenças cardiovascolares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. E pode começar com uma caminhada simples de 1 hora pelo menos, que além de estabelizar a pressão arterial, e estimula a produção de substâncias que ajudam no nascimento de novos neurônios, o que melhora nossas atividades congnitivas, em especial a memória.

4. De olho na Balança


Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e a pratica de exercícios fisicos regulares vão te ajudar a manter o peso ideal. Além de evitar doenças como a diabetes, derrame e hipertensão, estes cuidados com o peso ideal, são importantes para uma vida mais saudável e a elevar a autoestima.

5. Controle os nervos

Quanto maior for o nível de stress maior será a deteriozação física e psicológica da pessoa. E o stress é uma das causas de ataques cardíacos.

6. Sorria para a Vida


Nada melhor do que bom humor pra enfrentar os problemas vividos no dia a dia. Saiba que pessoas de bom humor vivem mais do que as mal humoradas de acordo com as pesquisas. E para melhorar a sua atitude positiva nada melhor que fazer uma breve caminhada em áreas verdes, atividades em parques, e não precisa de muito tempo que seja 10 minutos do seu dia já bastam pra melhorar o seu humor e para a sua autoestima.

7. Respire Fundo


Separe alguns minutos para prestar atenção na sua respiração, ajuda no combate aos desgastes mentais, físicos, e até ajuda na insônia. aumentando assim a sensação de bem estar. Para exercitar a sua respiração, você deve inspirar profundamente, até encher o peito e expandir o diafragma e depois expirar lentamente o ar pela boca.

8. Levante-se da cadeira


Quando ficamos muito tempo sentados, o nosso metabolismo se altera e influência em fatores como colesterol altoe repouso da pressão arterial, que são indicadores de obesidade e problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas. Pra quem trabalha o dia todo sentado, exercícios simples de alongamento vão trazer maior oxigenação e ajuda na postura correta que evitam dores no fim do dia.

9. Cultive bons amigos


Somos seres que precisamos nos sociabilizar, por mais que hajam pessoas que acreditam que não precisa de amigos. Sabemos que não há nada igual como conviver com pessoas queridas que acrescentam em nossas vidas. Há pesquisas que indicam que pessoas que vivem sozinhas vivem menos do que as pessoas que vivem rodeadas de amigos. E tem mais, tem pesquisas que dizem que a solidão mata mais do que o fumo, obesidade ou o sendentarismo. Ou seja, tá na hora de ligar para os amigos do coração e chamar a galera pra sair.

10. Aprenda gostar de você

E a última dica é goste mais de você! Trabalhe o seu autoconhecimento e a sua autoestima para viver melhor. "O conceito que temos sobre nós mesmos é definidor de como nos colocamos e nos portamos na vida, define o valor que vamos dar a nossa pessoa, ao nosso trabalho, as nossas opiniões, as nossas vontades, e aos cuidados para o nosso corpo e nossa saúde. E isso é essencial ter um bom referencial de si mesmo, saber reconhecer seus valores, suas qualidades, e não ficar só se criticando, se cobrando, focado nas suas limitações e dificuldades", explica o terapeuta Vicente Godinho.

Depois destas 10 dicas, acreditamos que sua vida pode ter mais qualidade. Aproveite o final de semana com os amigos, dando muitas gargalhadas, com moderação na comida e aproveite pra fazer o seu dia melhor.
Um ótimo fim de semana!
By Cillié.