terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como organizar o seu guarda roupas

Se você acha que não tem roupas pra usar, e acha que precisa fazer umas comprinhas... Pode ser que seu guarda roupa esteja apenas desorganizado, e que você nem lembre de certas roupas...


Que tal organizar e ver o que realmente precisa? Pra te ajudar nesta tarefa seguem abaixo algumas dicas.

Inspiração
Reserve um dia de folga para organizar o seu guarda roupa, sem pressa. Vista a sua roupa mais confortável escolha a trilha sonora agitada e que a deixe empolgada para o trabalho.

Limpeza
Antes de tudo, retire tudo que tem dentro do guarda roupas, e faça uma bela de uma limpeza dentro dele, use um pano com álcool para tirar o pó e possíveis sujeiras, e depois que secar passe lustra móveis. Caso seu guarda roupa esteja com problemas de mofo e umidade use antimofos disponíveis no mercado. Use também saches perfumados para manter a limpeza realizada.

Seleção
Para ganhar mais espaço dentro do seu guarda roupas, o melhor a fazer é selecionar os itens que serão usados realmente na estação. Para as peças da estação passada, o melhor a fazer é tirar do guarda roupas e guardar as peças no maleiro, ou em outro espaço. O importante que faça o armazenamento destas peças limpas para evitar a proliferação de mofo e ácaros. E uma solução interessante é o uso de sacos que podem ser fechados a vácuo, além de eliminar o volume das peças, eles evitam o contato das peças com o ar, poeira, mofo e ácaros.

Sessão desapego
Muito bem, todas as peças do seu guarda roupa estão à sua disposição. Agora é a hora de selecionar as peças que você realmente não usa mais, como roupas que já não te servem, ou roupas fora de moda que você não vai mais usar. Faça pra si o seguinte questionamento: Qual foi a última vez que você usou essa peça? Faz mais de 1 ano? Esquece, coloque pra doação, tem pessoas que precisam mais dela do que você.

Outra dica é fazer a sessão desapego junto com alguma amiga ou amigas, além de ser mais divertido e é sempre bom ter mais uma pessoa pra dar uma força na hora de desapegar de alguma peça.

Separação
Pronto você agora tem as peças da estação e são as peças que você realmente usa. Agora é hora de você selecionar as peças pra voltarem para o guarda roupas.
Separe por tamanho, primeiro coloque nos cabides os vestidos longos e normais, blazers, conjuntos e camisas e por fim as calças cumpidas e bermudas.
Depois que você colocou as peças em ordem de tamanho, separe-as por cor, você pode criar uma sequência em degradê: branco, amarelo, laranja, azul claro, azul escuro e preto.

Cabides
Importante que sejam do mesmo modelo,  para dar mais destaque à roupa. Procure ter pelo menos dois tipos de cabides, um modelo tradicional e outro para calças e saias. Mantenha todos no mesmo sentido e com espaço de 2cm entre um e outro. Ao pendurar a roupa no cabide se atente para que as peças fiquem no mesmo sentido também.

Gavetas
Para as gavetas, uma solução intessante é usar as colmeias, principalmente para as roupas íntimas, e meias.
Ajuda na organização, na visualização, e para os conjuntos de calcinha e sutiãs. E escolha as gavetas mais acessíveis para as peças intimas, e as outras gavetas disponibilizem de acordo com a frequência de uso das peças. As gavetas também são uma ótima opção para guardar as camisetas e roupas esportivas, fazendo rolinhos das peças para que amassem menos e fiquem mais aparentes.

Bolsas
Mantenha as bolsas guardadas em sacos de TNT, feltro e algodão. Muitas vezes fornecidas pelas lojas quando efetuamos as compras. Para quem tem mais espaço, o ideal que elas seja guardadas com enchimento de papel, pois assim elas permacerão mais bonitas por mais tempo. Arrumando elas por tamanho e cor. Outra solução é de usar mancebos com as bolsas que usa com mais frequência.

Sapatos 
A melhor solução para os sapatos são as caixas, pois protegem melhor e ajudam na organização. Identificando quais são os sapatos que estão dentro te enconomiza tempo, pois não precisa vasculhar todas as caixas. Caso tenha pouco espaço, outra solução é usar sacos de TNT, feltro e algodão. Deixam os sapatos respirarem, em alguns modelos tem a ponta do saco com plático transparente para facilitar a identificação do sapato dentro do saco.

Acessórios
Cintos, lenços, chapéis e outros itens podem ser guardados em caixas organizadoras. Hoje existem de diversos tamanhos e modelos.
Pronto! Aí estão algumas dicas pra ajudar na organização do seu guarda roupas. E que tal aproveitar e fazer o quanto antes, já que as novas coleções estão chegando fresquinhas nas lojas, quem sabe você consiga um espaço para algumas itens novos para o seu guarda roupas.

By Cillié.